Pilhas e Baterias - Inimigo Invisível

Há mais de 20 anos recebemos e fazemos o correto descarte desse lixo tóxico e perigoso.

 

Pilhas e baterias são metais altamente perigosos ao meio ambiente e a saúde humana. Compostas de mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Quando descartados em aterros sanitários contaminam o solo, os lençóis freáticos e os cursos d’água, estendendo a contaminação para a fauna e a flora do nosso abençoado planeta.

 

Através da cadeia alimentar esses metais chegam aos seres humanos, e o que é pior, de forma acumulada. O mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado e os pulmões. O cádmio é cancerígeno e o mercúrio provoca mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, e ficam retidos no ambiente durante milhares de anos.

 

Proteja sua vida e a vida dos seus descendentes!

Implante em sua casa a coleta e incentive os comerciantes e a sua comunidade a também fazer o mesmo.

pontos de coleta

Implantamos no nosso grupo de empresas, a coleta em recipiente de fácil reprodução (garrafas pets) para consequente adesão e replicação da ideia pelos nossos colaboradores em suas casas.

 

Jamais descarte suas pilhas e baterias usadas no lixo comum;

Não compre brinquedos que utilizem pilhas e/ou baterias;

Use apenas pilhas e/ou baterias recarregáveis e de longa vida útil.

 

Seja consciente, a vida agradece!

 

 

Descarte de pilhas e baterias

Processo de Coleta e Destinação

 

1. Nossos postos de coleta são:

Lojas (BR470, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú e São José) além do Centro de Distribuição da Zeus do Brasil.

 

2. Após coletado, estes materiais são encaminhados para o Centro de Distribuição em uma caixa identificada para o setor de qualidade. Nosso grupo de empresas coletam em torno de 1 tonelada de pilhas e baterias por ano.

 

3. O setor de qualidade se responsabiliza em solicitar a coleta do material para a DDN.

Clique aqui para saber mais sobre a DDN:

 

4. O setor de processos da Zeus do Brasil é informado sobre a coleta para gerar a MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) pelo site: http://mtr.ima.sc.gov.br

 

5. A DDN após a coleta do material encaminha os resíduos para a empresa Suzaquim que se localiza em Suzano - SP, também com emissão de MTR.

Clique aqui para saber mais sobre a Suzaquim

Clique aqui e confira o vídeo institucional

 

6. A Suzaquim processa em torno de 40 toneladas de pilhas e baterias por dia e é a única que faz a descaracterização deste material na América Latina.